sábado, 22 de março de 2008

Intrujão ou Como os maus exemplos vêm sempre de cima...

Espera-se sempre do Governo e dos servidores do Estado que as práticas sejam iguais aos discursos. E que não se engane o povo.
Como dizem estes amigos da educação, autênticos guardiães das gerações vindouras, a agressão da aluna à professora da Escola Carolina Michaelis, no Porto, está a ser aproveitada politicamente. Há um aproveitamento político do Governo, digo eu, para se vender o Estatuto do Aluno, a Lei nº 3-"Porreiro Pá"/2008 de que aqui falei.

O Secretário de Estado da Educação, Valter "Excesso Grave de Faltas" Lemos em vez de fazer o que lhe compete e para que é pago que, salvo erro, é ajudar os pais a educar os filhos, veio aproveitar-se politicamente da incrível e ainda não suficientemente condenada agressão verificada no Porto. Em vez de cuidar para que nas escolas sob a sua superintendência não ocorressem agressões deste calibre e, caso ocorressem, cuidar para que os seus autores fossem detidos, se fosse o caso, e impedidos de voltar a entrar no espaço escolar, veio chamar "ignorante" e "irresponsável" ao deputado Pedro Duarte.

Em vez de cuidar da segurança dos cidadãos que trabalham para o seu ministério, matéria da sua responsabilidade, o ignoto e faltoso Valter veio dizer-nos que o novo Estatuto do Aluno "permite combater a violência"! Verdade! Em vez de nos explicar porque é que um serviço de si dependente, a DREN, desrespeitou uma decisão da mesma escola de expulsar uma aluna que havia agredido uma docente há alguns meses, veio defender um Estatuto que até prevê, para se expusar um aluno agressor, que o Presidente/Director tenha de ouvir a Associação de Pais!!!!. É incrível, mas é verdade. Vejam aqui:

Não fosse o Primeiro Ministro um homem habilitado pelo "Programa Novas-Oportunidades- Antes-De-Ter-Sido-Criado" e este rapazola socialista já teria sido demitido por trapaceiro.

O "novo" Estatuto do Aluno é tão bom e tão útil à sociedade que, segundo o servente de governante, está a ser aplicado numas escolas e noutras não!?
É uma Lei que veio permitir aos alunos passar de ano sem frequentar as aulas, bastando realizar uma prova de recuperação (não se sabe como é que um aluno que falta às aulas comparece na prova, mas enfim)! E, naquela espécie de disciplinas do eduquês, designadas por Áreas Curriculares Não Disciplinares, os alunos podem faltar sempre que nem sequer são sujeitos à prova de recuperação.

É um Estatuto que, por desleixo dos alunos e das famílias, obrigará os professores a mais reuniões desnecessárias (o Conselho de Turma reúne sempre antes de o aluno ser excluído da disciplina por excesso de faltas)!
É um Estatuto que deita por terra as emendas que David Justino tinha feito ao Estatuto guterrista, piorando e burocratizando a aplicação de medidas disciplinares.
Enfim, é uma Lei tão pertinente, necessária e desejada pelas escolas que não conheço NENHUM professor que a defenda nem nenhuma escola que a esteja a aplicar integralmente.
Aliás, conheço sim escolas que mandaram às malvas o Novo Estatuto do Aluno nunca o tendo aplicado desde o dia em que nasceu.

Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário