sexta-feira, 13 de junho de 2008

Não Sei Porquê, Mas Tresanda a Propaganda...

Antes de ontem, a RPT presenteou-nos com uma reportagem sobre a escola EB2,3 da Apelação, em Loures, a mesma em que filmou aquelas cenas de violência em 30/05/2006.
Quem viu a reportagem, na passada 4ª feira - http://ww1.rtp.pt/multimedia/?tvprog=20716&idpod=14760 ficou com a imagem de que agora sim, agora a escola EB2,3 da Apelação é uma escola sem problemas, sem violência, sem droga. Projectos para aqui, projecos para ali, assitente social, psicólogos Paulino e João Bicho, enfim, agora até as (ex)crianças violentas são vigilantes na escola: estudam à noite e trabalham na escola durante o dia.

A Nancy, a tal aluna que era mal-educada e que agora é vigilante, controla o comportamento dos miúdos à mesa.

As "pequenas conquistas são consideradas grandes conquistas". Verdade. Em dois anos a escola "abriu-se" ao bairro, resolveram-se os probelmas sociais e escolares. Os miúdos são mais disciplinados e, quando são punidos, revelam "coragem de assumir os erros e corrigir" o passado. O bairro - Appellation City - reconciliou-se com a escola. Vejam a ilustração que se segue:
O Agrupamento de Escolas da Apelação é o que ocupa o último lugar no ranking do Ministério da Educação, ou seja, é considerada a pior escola a nível nacional e tem sido notícia nos órgãos de comunicação social pelas piores razões: a suspeita da existência de armas no meio escolar. Questionado em relação às informações que a Junta de Freguesia sobre este assunto, José Henrique Alves é muito objectivo, explicando que sabe que existem situações de agressão e violência nas escolas da Apelação, apesar do Conselho Executivo pouco avançar com a informação.
"Há cerca de ano e tal soube que existiam armas nas escolas", afirmou à loures.tv, confirmando que a Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu as armas, na altura. Actualmente a situação não mudou muito. Todavia, José Henrique Alves disse que nada podia fazer, que a Junta de Freguesia apenas ajudava no pagamento dos danos materiais que ocorriam. "Não há muito que eu possa fazer", assumiu.
Durante a reportagem que a equipa da loures.tv realizou, na Quinta da Fonte, a violência foi um sinal constante.
Vários indivíduos de raça negra adoptaram uma postura muito hostil, com ameaças verbais, tendo até chamado amigos para aumentar o clima de insegurança.
"Não vai filmar isso!" e "Olha que te dou uma facada", foram expressões recorrentes que fizeram, passados minutos de resistência, com que a equipa abandonasse o local.

Em dois anos, deu-se a ascensão ao Céu, directamente do Inferno, como se vê.
Agora os alunos trabalham, os professores são felizes, há disciplina, urbanidade, respeito e educação. O sucesso foi tanto, em apenas dois anos, note-se, que até o Presidente da República visitou a escola.
Fiquei banzado com a escola EB2,3 da Apelação, versão Junho 2008!
A ME está de parabéns pelo excelente trabalho de recuperação de uma escola problemática. Sim senhora, bonito serviço. É para calar aqueles que tanto a criticam e que tanto criticam o mau estado da educação em Portugal.
E ainda bem que se deu o feliz acaso de a reportagem da RTP, tão elucidativa e positiva, vir a público neste momento de dificuldade para o Governo.
Tenho pena é que as quotas para o Excelente e Muito Bom sejam tão reduzidas. Uma injustiça.
Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário