quinta-feira, 19 de junho de 2008

Nós Sabemos Que Vocês Sabem Que Nós Sabemos Que Vocês Nos Enganam

Por razões que desconheço já se fazem balanços de final de ano lectivo sem que este tenha terminado. A pressa nunca foi boa conselheira e, como diz o velho ditado, o apressado come crú.
Andam por aí uns moços de recados a assobiar para o ar e a dizer que, tirando umas coisitas sem importância, não se passou nada durante o ano. Foi normal.

Quer o Albino "Abaixo o Salazar" Almeida, quer o Álvaro "Moço de Recados" Almeida, dois ilustres elementos deste sindicato que me poupo a apresentar, são os melhores mensageiros de que MLR podia dispor para anunciar a boa-nova.
Segundo o Álvaro "Moço de Recados", a discussão da indisciplina nas escolas na praça pública foi exacerbada por “um episódio que marcou bastante a comunidade educativa nacional”, mas que permitiu que as escolas e toda a sociedade reflectisse sobre estas questões e que “a escola voltasse ao centro das atenções quanto à necessidade de estabelecer regras muito claras de convivência no seu interior”.
Exacerbada, Dr. Álvaro? Hum? De facto, a bem da verdade NÃO houve INDISCIPLINA nas escolas. O que houve foram notícias - Muiiitas - sobre crimes, violência e indisciplina nas escolas, que os adesivos como Vexa. tentaram esconder por todos os meios. Para nós, povo simples, que não sabemos nem de meia-missa amén, o choque foi tal que...exacerbamos a discussão!
E ainda disse que o novo modelo de gestão permite mais autonomia! Oh, Dr. Álvaro, na página 5 deste documento do conselho de surdo-mudos a que vossemecê preside, afirma-se que o discurso da autonomia não joga com o articulado o diploma.
Agora vem Vexa. dizer que o modelo permite mais Autonomia. Valha-nos Deus! em que ficamos, afinal?
No balanço do ano lectivo que está prestes a terminar, Álvaro Almeida dos Santos considerou ainda que o novo modelo de gestão das escolas permite mais autonomia, promove o “reconhecimento da comunidade educativa” e de que “as lideranças têm de ser eficazes”; que o novo estatuto do aluno mantém alguns problemas quanto às regras das provas de recuperação dos alunos que faltaram a muitas aulas e salienta que “parece que se chegou a uma solução relativamente consensual e razoável” quanto à avaliação dos docentes.
Essa da avaliação dos docentes foi a melhor. Dr. Álvaro, tente decifrar este enigma e, quando conseguir, leia-o em voz alta, s.f.f.: (ue uos o roiam onsa ad ahnim arret). Se não decifrar o enigma, o INA oferece-lhe a formação de 200 euros. Se o decifrar, diz-nos como vai avaliar os seus professores. Concorda?
Foi tanta a "normalidade" que a CONFAP já recebeu o subsídio LEGAL de quase 120.000 euros do ME. Por isso, nada de surpreendente.
Anormal e surpreendente seria, por exmplo, vermos um suíno a circular de bicicleta pela auto-estrada.
Reitor

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