segunda-feira, 30 de junho de 2008

Quem deve avaliar os professores?

A esta questão uns responderão: devem ser os inspectores da IGE; outros dirão que devem ser os Pares; outros defendem que os professores devem ser avaliados no quadro da avaliação Externa das Escolas; outros ainda que devem ser avaliados pelo Director da Escola.
Enfim, venha o diabo e escolha.
Talvez o problema precise de nova abordagem. Como diria Popper, no ataque que fez ao problema política de Platão (quem deve governar?), talvez devessemos substituir a questão: "quem deve avaliar?" por uma nova questão: como deveremos organizar o sistema de avaliação do desempenho dos professores de forma a evitar que avaliadores perniciosos ou incompetentes provoquem danos excessivos?
Se tentarmos responder a esta nova questão, então talvez consigamos chegar a respostas mais satisfatórias e consensuais.
Voltarei a esta questão mais tarde.
Reitor

2 comentários:

  1. A avaliação é faz de conta. É só para nos pôr à briga.Os avaliadores previstos, em muitos casos, vão fazer-nos rir imenso. E rir faz bem.

    O que conta é impedir o andamento na carreira e aí o que conta são as vagas. E não vai haver vagas que não há dinheiro para isso.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a setora. Alguns avaliadores são risíveis científica e pedagogicamente.

    Onde é que esta gente tem a cabeça?

    ResponderEliminar