terça-feira, 16 de setembro de 2008

Afinal, é preciso trabalho. Muito trabalho

Para o pró-reitor, José Sarsfield Cabral, estes números 'não surgem por acaso'. 'São consequência de um trabalho de fundo da maior universidade do País, que se tem distinguido na investigação e na aproximação ao mundo do trabalho', disse ao CM, sublinhando: 'Isto não é uma competição, mas os alunos são um bem importante e é bom que os melhores prefiram a Universidade do Porto.


"Isto não é uma competição", diz o abispado Pró-Reitor.

E, em teoria, não deveria haver competição entre universidades, nem entre escolas básicas e secundárias.
Competição entre escolas num Estado de matriz socialista? Nem pensar.

No entanto e porque os alunos são um bem importante é bom que os melhores prefiram a Universidade do Porto, diz o Pró-Reitor

No entanto, os alunos, as famílias e os cidadãos em geral, num Estado de Direito Democrático, como dizem que é o nosso e faço por acreditar, deveriam ter o direito de escolher as escolas que melhor servem os seus interesses, digo eu.
Negar aos cidadãos o direito de escolherem o seu caminho, de fazerem as suas opções, de serem juízes do seu próprio destino, mesmo errando, não deveria ser próprio de um Estado que se diz de Direito e Democrático, digo eu?

Se o Estado português se limitasse a fazer aquilo para que é preciso: assegurar a segurança, a justiça, a saúde e a educação a todos os portugueses, todos seríamos mais felizes e mais ricos. Como o Estado perde o seu tempo a criar e gerir empresas; a ser simultaneamente professor e inspector; a ser fornecedor e fiscalizador na prestação dos mais variados serviços públicos, enfim, como o Estado não cumpre verdadeiramente as suas funções, não fiscaliza nem cuida dos mais débeis e dos que mais precisam da ajuda da sociedade, ficamos sempre mal nas comparações com os restantes países europeus, excepto no nº de telemóveis per capita e na velocidade da banda larga...
É pena não haver no país muitos, vá lá, um punhado de pró-reitores, reitores, directores, presidentes e outros responsáveis com o espírito do Pró-Reitor da UP.

Um verdadeiro servidor do Estado.

Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário