segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Que Esperavam De Um Governo Socialista?

"Muitas escolas do primeiro ciclo começaram este ano a intercalar as Actividades de Enriquecimento Curricular com as lectivas. Os pais afirmam que está posta em causa a sua liberdade de escolha e que na prática as AEC estão a tornar-se obrigatórias"

Os pais deste país - não todos, mas uma larga maioria - estão preocupados em deixar os filhos entregues a alguém sempre que vão para os empregos. Alguns até gostariam de os deixar nas escolas durante a noite para não incomodarem. Enfim, pretensões legítimas, embora erradas.
Os restantes pais, aqueles que se preocupam com a educação que a escola dá aos seus filhos, começam agora a acordar: afinal, a escola a tempo inteiro, facultativa como dizem aqueles que a pariram, obriga os miúdos a esperar que os colegas realizem as AEC para, mais tarde, continuarem com as aulas que se interronperam por causa sdo Apoio ao Estudo, do Inglês, da Educação Física ou outra AEC.
Ou seja, na Escola Socialista a Tempo Inteiro, as AEC têm tanta importância e prioridade como a aprendizagem do currículo, da língua e da matemática...

A Escola Socialista a Tempo Inteiro trouxe, para aqueles que andam mais distraídos, algumas novidades "pedagógicas" que convém não esquecer:
- As aulas deixaram de ser o objectivo principal da escola que passou a ter como objectivo a guarda e entretenimento dos alunos das 9 às 5.
- As Actividades de Enriquecimento Curricular (nome pomposo para Recreio com Animadores) precisam de ser "organizadas", "geridas" e "acompanhadas" tal qual as aulas. Mais, ao contrário destas, aquelas envolvem a gestão de alguns milhares de eurinhos e dão emprego aos amigos e conhecidos.
- A gestão das AEC têm por base, NÃO o interesse dos alunos, mas SIM completar os horários dos amigos a contratados.
- Por causa das AEC muitas crianças estão a ter aulas em contentores. Com ar condicionado, diz qualquer chuchalista que se preze.
- Por causa das AECs e dos Contentores, milhares de crianças ficaram sem espaço de brincadeira nos recreios. E, porque os pátios e todos os espaços estão ocupados a tempo inteiro, quando chove ficam confinadas à sala de aula, que também é a sala onde fazem ginástica e a outras "actividades".
- Por causa das AEC decorrerem em simultâneo com as aulas, o âmbiente de ensino é ruidoso, desmotivador e nada propício à aprenizagem.
- Para satisfazer interesses que não os dos alunos, muitos PCEs colocam as AEC intercaladas com as aulas daí resultando que os pais, que não precisam dessa espécie de entretenimento para os filhos, são obrigados a inscrevê-los sob pena de os petizes ficarem sozinhos e abandonados enquanto os restantes estão nas AECs.
- As actividades de educação física são realizadas sem as mínimas condições de higiene e segurança: os alunos têm actividades físicas nos contentores onde têm as aulas, nos átrios e recreios e, no fim da actividade não há sequer balneários para as crianças aprenderem a cuidar da sua higiene; não se respeitam horas de almoço nem de digestão; ajuda-se mal, exlica-se pior.
- As AEC são realizadas, em muitas escolas, por jovens rapazes e raparigas sem qualquer formação, aos quais se paga uma mixórdia.
Mas isto não interessa, pois não?
O que interessa é propagandear-se que agora temos escola a tempo inteiro (mesmo que seja só até às 17h) e antes deste governo não tínhamos.
O que interessa é que os paizinhos deixem os miúdos de manhã na escola e não se preocupem mais com eles até à noitinha quando os forem levantar, não é verdade?

Não se acautelem portugueses, que os governantes socialistas, que já indicam o médico que devem procurar para resolver os VOSSOS problemas de saúde, o tribunal onde VOCÊS podem procurar justiça , a escola onde hão-de educar os VOSSOS filhos e a segurança social onde depositam o VOSSO pé-de-meia para a reforma, ainda VOS hão-de dizer como devem vestir os VOSSOS filhos; o que lhes devem dar a comer, o que está certo, o que está errado, o que é melhor e o que é pior para vocês ... Enfim, não teremos trabalho nenhum, nem de pensar sequer, pois os nossos governantes - grandes e pequenitos - pensam por nós.
Corremos é o risco sério de sermos tratados como carneiros a quem os governantes - mais os pequenitos que os grandes, é certo - indicam o redil.
Reitor

2 comentários:

  1. As AEc são um terrível foco de indisciplina, promovem a puridicência no primeiro ciclo e os benefícios que tazem são muito poucos. Para cúmulo, estão a ser utilizadas para completar horários a muitas pessoas do 2.º ciclo. É a moderna gestão de recursos humanos.

    Acresce que, quando há um horário com insuficiência lectiva no grupo, não se atribuem AEC apenas a esse professor. Como estas funcionam ao final do dia, é preciso reparti-las por todos os professores do Grupo. Todos apanham por tabela, por causa de um colega. No meu caso, tenho 7 turmas e 3 níveis. Sou mestre e doutoranda em Ciências Musicais e o meu presente e o meu futuro é dar [também] AEC.

    ResponderEliminar
  2. Como é público as escolas privadas não têm AEC e seus os horários são muito mais curtos que as escolas públicas.

    ResponderEliminar