sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A Avaliação e a Qualidade

Sabem de algum estudo, relatório ou tese que mostre evidências de melhorias organizacionais após a introdução do SIADAP na Administração Pública ou Autárquica?
Sabem de alguma escola onde existam evidências de melhorias decorrentes da introdução do SIADAP na avaliação dos funcionários e/ou dos Psicólogos?
Em que escola do país está o serviço a ser prestado com mais qualidade? Onde se eduque melhor que antes da introdução do SIADAP?
Conhecem alguma escola cuja avaliação externa tenha resultado em melhorias? Que hoje preste um serviço de maior qualidade que aquele que prestava antes da avaliação externa?
Onde estão elas? Que melhorias são visíveis?
Reitor

7 comentários:

  1. Não faça perguntas idiotas! Essas coisas não interessam para nada. Há que haver mudança e modernidade...que mania, fazer perguntas!

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  2. Pois, mas o problema é esse mesmo: quem nos garante que esta cegueira compulsiva e este frenesim avaliativo surtem efectiva melhoria, quer no desempenho individual, quer nos resultados das respectivas organizações. Onde param os estudos que o comprovem, onde!!??
    Deixemo-nos de hipocrisias, toda a gente sabe que a avaliação serve outros interesses: impedir a progressão na carreira, logo aumentos de índices salariais e assim poupar uns dinheiritos, que sempre fazem falta para enfiar nos bolsos dos banqueiros deste país, ou sustentar campanhas eleitorais dos partidos do governo. Que cansaço deste país!

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  3. Boas perguntas. Abraço do Ramiro

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  4. Mas quem disse que esse tal de SIADAP era para melhorar o que quer que fosse?!
    SIADAP é apenas um instrumento de manobra e controle dos recursos humanos do Estado.
    Saudações
    Elias

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  5. Considero que seria uma investigação interessante medir o peso da pressão avaliacionista na crise internacional. Não encontraremos na idolatria da avaliação, com pedido de resultados no curto prazo, alguma responsabilidade sobre esta debacle do sistema financeiro e económico? Não irá a educação pelo mesmo esgoto? A avaliação, apesar de ser importante, não é o mais importante. Ensinar foi e será o desígnio essencial da Escola, não a avaliação.

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  6. Do Siadap não sei, na minha escola mudou pouco. As avaliações externas em algumas escolas tiveram efeitos positivos.

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  7. A coisa é paradoxal - em momento de crise do "valor" desenvolve-se esta avaliatite aguda. Suponho que não passará a crónica. A própria crise vai curá-la.

    António, a crise não vem daí. Isso são trocos. A crise resulta dos idiotas dos robots que fabricam os automóveis não manifestarem qualquer interesse em comprá-los.

    Quando nos anos 80 se pôs em marcha a avaliação aí por essas empresas, em muitas delas o resultado foi desastroso. Em alguns departamentos era o tipo discreto que sabia da coisa e era a quem se recorria porque era capaz de encontrar a solução para os problemas. Mas era tão discreto e apagado que não tinha perfil para ficar bem no retrato avaliador. Ficou para trás. Deixou de contar e de querer que contassem com ele e a confusão instalou-se. Muitos out-sourcings (não sei escrever isto) resultaram destes flops.
    Os suecos, que têm as suas experiências, na Volvo, por exemplo, fizeram o contrário. Deram inteira liberdade às equipas. Que se organizassem como quisessem para fazer o trabalhinho. Com isso obtiveram bons resultados.

    Avaliar os professores é uma missão impossível.

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