domingo, 31 de maio de 2009

Um bocadito excessivo o Sr. Professor Mário Nogueira

Antes de mais duas notas para a manifestação: Mobilização Surpreendente; Civismo Exemplar (talvez até excessivo para este Governo). Não, não esperava um ajuntamento tão vistoso e tão expressivo de professores nesta altura do ano, muito menos depois do desgaste provocado por tantas iniciativas ao longo do ano, o calor, a praia, enfim, havia tudo para que a manifestação não tivesse mais de 30 a 40.000 pessoas (na minha perspectiva seria já um número fabuloso).
No entanto, foi enorme a mobilização e a participação dos professores.
Isto só vem dar mais crédito à sua luta, ou melhor às ainda muito actuais razões da sua luta.
Claro que, estando a Ministra desautorizada, descredibilizada e politicamente morta há mais de um ano, a manifestação nada vai adiantar para agora. Mas deixará feridas no ingº. Feridas fundas que abrirão por altura da queda da folha.

O Ramiro gostou do discurso do Mário Nogueira. Cinco estrelas, disse.
Não me pareceu assim tão bom. Embora não tivesse posto em causa a coisa, achei-o um discurso bastante colado politicamente à campanha comunista para as Europeias. Em alguns momentos - como aquele em que perorou sobre governos de maiorias absolutas - pareceu-me estar a assitir a um comício partidário. E, provavelmente, estava mesmo.
Foi a parte pior.
Reitor

5 comentários:

  1. http://bilroseberloques.blogspot.com/2009/05/porque-votei-nao-mocao-da-manifestacao.html

    ResponderEliminar
  2. Não acho que tenha sido excessivo. Tocou várias aspectos essenciais que estão em cima da mesa e acho que finalmente começamos a assumir que a nossa luta é política. O contrário era dizermos que a nossa luta é corporativa, que só nos mexemos por causa do males que o ECD e a avaliação nos faz.

    Mexemo-nos (pelo menos eu) devido aos males que o ECD e a Avaliação (além das outra medidads) faz ao sistema Educativo (e por tabela, aos professores).

    Não estamos a falar de meros aspectos técnicos, estamos a falar da politica da educação deste país e numa coisa concordo com a "nossa" Ministra: Já sabemos quais são as ideias políticas deste PS, mas ainda não sabemso quais as do outros partidos (sabemos que são contra muita coisa porque neste momento dá jeito ser contra). Gostava de ver quais assumidas quais as politicas que os professores querem ver implementadas e quais as politicas que os partidos querem implementar...

    O que não pode acontecer é sermos como Sócrates que acha mal que se misturem estes aspectos com as eleições. Então as eleições não têm a ver com a politica??!!

    ResponderEliminar
  3. Senhor Reitor:

    Não concordo nada consigo quando diz que o discurso estava colado politicamente á campanha comunista.

    Tanto poderia ser do PCP, do Bloco de Esquerda ou... porque não de um sindicalista, que representa uma classe que sofreu na "pele", as arbitrariedades, incompetência e a prepotência de um governo que não sabe governar com maioria absoluta?

    Digo-lhe mais não sou militante de qualquer partido político e achei que foi o melhor discurso de Mário Nogueira ao longo de toda a nossa luta.

    ResponderEliminar
  4. Cara Carolina.
    Mantemos o desacordo no que toca à colagem política do discurso. Concordo consigo no ponto em que dizque foi o melhor discurso de Mário Nogueira ao longo da jornada do último ano. O professor Mário tem vindo a melhorar. Não fosse o excessivo tom comicieiro e também diria que tinha sido um discurso 5 estrelas.

    ResponderEliminar
  5. O Mário Nogueira é professor?
    Não sabia!

    ResponderEliminar