domingo, 5 de julho de 2009

Fragmentos da História Negra da Educação

O JN de hoje traz uma interessante notícia sobre a admissão de alunos subsidiados pelas escolas públicas.
Walther Lemos, o secretário de estado que ostenta umas caracoletas à Marco Paulo, obrou mais um despacho. Um despacho que fará história. A história negra da Educação em Portugal.
Valter “Excesso de Faltas” Lemos fez uma listinha das escolas cujos alunos que beneficiam da Acção Social Escolar (ASE) são em número inferior à média nacional: 44,7% no Ensino Básico e 26,5% no Secundário.
A primeira nódoa para Portugal ressalta dos números: como é possível que quase metade da população estudantil do ensino básico esteja a beneficiar da ASE? Será que, no conjunto das famílias portuguesas (nem sei bem se agora se pode falar em famílias) encontraremos 44,7% que não têm mais de um televisor em casa? Ou pelo menos um telemóvel para cada filho?
Aposto que não! Por isso, prefiro a outra hipótese que já aqui apontei: metade dos portugueses anda a trabalhar para a outra metade.
A segunda nódoa é a preocupação do Governo: o Governo está preocupado NÃO com o facto de haver tantos alunos a receber subsídio por frequentarem a escola pública, que é gratuita ou quase, mas SIM com o facto de, em algumas, haver tão poucos alunos subsidiados. Há escolas muito abaixo da média nacional, diz o asno. O Governo quer mais alunos a receber ASE. Quer distribuir mais uns subsídios e não há quem os queira.
O despacho fixa uma valterchuchalistiana teoria: se há escolas com poucos alunos a receber um subsídiozinho então a culpa é, mais uma vez, dos …professores. Há directores escolares que empurram os alunos com subsídio para longe.
É preciso não ter um pingo de vergonha. E, os jornalistas, pobres coitados formados à pressão nas novas oportunidades ou nas escolinhas superiores, vão na onda…
A terceira nódoa é elencada por um insigne inginheiro social chuchalistaJoão Sebastião de seu nome - e pode ser resumida assim: há uma relação inversa entre alunos subsidiados e fracos resultados escolares. Por isso, há escolas que enxotam – para outras escolas públicas, note-se - os alunos subsidiados para poderem manter ou chegar aos bons resultados.
Socialistas... Deram um subsídio ao Sebastião para ele fazer um estudo isctiano e escrever um livrinho com as conclusões. Agora fazem um despacho e perseguem as escolas com base nas conclusões do estudo. Afinal, o subsídio há-de servir para alguma coisa.
Mas, não é tudo. No cerebrozinho de Valter “Excesso de Faltas” Lemos medra ainda uma luminosa ideia. A ideia de que se há escolas com poucos alunos subsidiados, então há que retirar de lá uns quantos sem subsídio e colocar lá outros tantos subsidiados para equilibrar os números.
O pai Vinny veio a correr dar "credibilidade" às ideias do Walther pois até sabe de uma escola – a sempre mártir Carolina Michaelis – onde se discriminam os alunos com base na percepção ou não de subsídios: Hi! Ho! Hi! Ho!
Falta ainda um personagem nesta história negra: a presa.
A presa, aquela a quem o Valter “Excesso de Faltas” quer agarrar é a Rosário Gama. As outras 46 escolas que constam da listinha estão lá como os foguetes numa festa: para que todos olhem para o ar…
Os bandidos que governam a educação nunca perdoarão a Rosário Gama tê-los enfrentado e ter insuflado coragem em muitos outros professores. Querem decepá-la para silenciar os professores.
E a Gama falou demais aos jornalistas. Falou demais porque deu explicações que não pode dar. Não lhe competia a ela “explicar” porque é que os alunos da sua escola não têm subsídio. Nem porque é que os de outra têm.
Era como se o Carlos Queirós tentasse explicar porque é que há 10.000 futebolistas portugueses que não integram a Selecção Nacional!
Fique sabendo Rosário que em nenhum país civilizado é vantajoso os alunos terem subsídios ou os governantes ficarem preocupados por haver poucos alunos a receber subsídio.
Aqui é que anda tudo ao contrário.

Reitor

6 comentários:

  1. Por este andar, o Valter Lemos só ficará satisfeito quando houver, em cada escola, 100% de alunos subsidiados. Como a realidade não lhe faz a vontade, o Valter Lemos, qual deus, decreta.

    ResponderEliminar
  2. A caça ao Rosário Gama tem contornos tenebrosos.
    Um dia se conhecerá tudo.

    ResponderEliminar
  3. O reinado deles está a acabar... em Setembro!

    ResponderEliminar
  4. Eu pensava que já tinha visto tudo.. mas ver um burro, camelo, asno, palhaço, maltrapilho, cuchino... transformar-se me Reitor... estava longe de imaginar. Tadinho do palerma..

    ResponderEliminar
  5. O nosso muito amado Valter Lemos, não sabendo fazer nada (nem mesmo colheres) vai-se entretendo a despachar despachos cada vez mais absurdos. O tempo deve custar a passar como o caraças lá no gabinete, né.

    ResponderEliminar