quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Voto Útil

Já foram muitas as páginas que se escreveram sobre o voto útil. Há uns que o defendem e outros que não. Nada a estranhar.
O que é estranho é haver pessoas que defendem a ideia de que o voto no BE ou em qualquer outro partido que não o P.S. é um voto útil.
Nada mais errado.
Nada mais conveniente ao ... P.S.
Ninguém terá dúvidas de que apenas o P.S. ou o P.S.D. poderão ganhar as eleições de 27 de Setembro..
No final do próximo dia 27 apenas teremos duas pessoas com possibilidade de serem indigitadas para o lugar de Primeiro-Ministro: José Sócrates ou Manuela Ferreira Leite: O resto será paisagem.
Ora, quando alguns "experts" vêm dizer que os votos em qualquer partido que não no P.S. são votos úteis, só podemos sorrir com tanta azelhice.
Ou então apontar os intrujões por nos quererem atirar areia para os olhos.
No actual quadro político-partidário, só há dois nomes possíveis para serem indigitados pelo Presidente da República para o lugar de PM. Sócrates ou Ferreira Leite.
E o Presidente da República indigitará aquele que os portugueses escolherem: Sócrates ou Manuela F. Leite.
Quem não quiser ser governado pelo Sócrates, deve votar P.S.D.
Mai nada.
Reitor

10 comentários:

  1. Rapaz, essa doença a maneleirice trata-se com um bom pepino enterrado nas vébias!

    ResponderEliminar
  2. Ainda não farta desta politica de intrujice e corrupção que tem sido ao longo destes 30 e tal anos. Então vota na manuela que ela hade continuar a lutar pelos teus interesses......

    ResponderEliminar
  3. Uma pessoa às vezes tem que engolir cada sapo! Neste caso tem que engolir uma sapa... Ms antes a sapa que o sapo sóccas... ANTES DE TUDO SOU PROFESSORA. NÃO VOTO PS !!

    ResponderEliminar
  4. Caramba... até aqui!!!!, é tudo a convidar p'rá alternadice... será que ainda ninguém percebeu que de tanto alternarem um ao/e outro (PS vs PSD) eles estão iguais???? Algum deles, depois de responsabilizar o outro por um qualquer "buraco", levou o caso até às últimas consequências???? Quantos "criminosos" políticos estão a pagar "pelos seus pecados"???
    Nããããã... se ainda nos conseguem enganar é porque somos MESMO MUITO TOLOS!!!!
    MADR

    ResponderEliminar
  5. Para a política do alterne, não me convidem! E espero que ninguém com convicções de esquerda vá votar à direita para só dar aos PSDs os votozinhos que eles não foram capazes de ir buscar ao eleitorado do PS.

    Mais importante do que saber qual dos dois partidos de direita ganha, é garantir uma esquerda parlamentar forte.

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente com o Reitor, apesar de, ao contrário dele, eu não gostar nem me identificar com o PSD de Manuela Ferreira Leite. Por muito que me custe, EU VOU VOTAR PSD e o mesmo deveriam fazer todos os Professores descontentes com o PS do Sr. Sócrates e com o seu Ministério da Educação. A única forma de, no próximo domingo, vermos esse Sr. e os seus fiéis seguidores derrotados é VOTANDO PSD, quer se goste ou não... PENSEM BEM naquilo que pesa mais: Não querer José Sócrates OU não querer Manuela Ferreira Leite?
    Nem que seja um sacrifício enorme... Fechem os olhos... Façam de conta que estão inconscientes ou que perderam o juízo... MAS VOTEM PSD... Vamos ajudar a derrotar Sócrates!!!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo das 13:49:

    Essa é uma falsa questão.
    Depois do trabalho sujo destes 4 anos e meio de más políticas educativas, não haverá diferenças substanciais entre um partido e outro no governo.

    O que pode fazer a diferença é o peso da esquerda no Parlamento.

    Pense bem...

    ResponderEliminar
  8. António Duarte,

    Tem toda a razão e eu sempre pensei (e votei nesse sentido) e depois do dia 27 vou continuar a pensar como o António. Mas desta vez não... E acredite que tenho reflectido muito! Desta vez o meu objectivo principal e o meu maior desejo é ver Sócrates derrotado. Ele e o seu Ministério da Educação destruiram a Escola de que eu gostava... Destruiram a minha carreira... Provocaram o agravamento da minha doença... Não permitiram que eu cumprisse a minha missão até ao fim...
    Sabe, António, o Ensino/a Escola/os Alunos eram a minha paixão e a eles me dediquei de corpo e alma durante 28 anos... É muito triste e revoltante ter acabado da forma que acabou!
    Só quero ver Sócrates, Maria de Lurdes Rodrigues e os seus dois capangas arder no fogo do Inferno...
    Desculpe o desabafo!

    ResponderEliminar
  9. Leiam o texto ''Voto nulo'' do colega Luís Costa no seu blogue DARDOMEU. Eu estou com ele e espero que a maioria dos professores também!

    ResponderEliminar
  10. Neste post estão misturadas duas acepções de "voto útil". A primeira é a que interessa ao centrão: útil é o voto que se concentra nos dois partidos hegemónicos. A segunda é a que melhor se conforma à definição dos dicionários: útil é o voto que tem um efeito concreto.

    Pela segunda definição, a dos dicionários, o voto em partidos que não sejam o PSD ou o PS é útil na medida em que serve o propósito do votante. Outra concepção da utilidade do voto é limitadora da liberdade do eleitor e da sua franquia democrática, já limitada, no caso dos círculos eleitorais de menor dimensão, pelos constrangimentos do método de Hondt.

    Posto isto, o voto contra Sócrates comporta, efectivamente, um risco de vitória do PSD; e um voto contra o PSD comporta o risco da vitória de Sócrates. Mas o eleitor deve ter a liberdade de avaliar estes riscos tendo em conta tanto a sua probabilidade como a sua gravidade; e uma vez feita esta avaliação, é livre de o correr ou não.

    Pela minha parte, calculei o risco e concluí que vale a pena corrê-lo. Não vou votar PSD. Aqueles a quem este cálculo der um resultado diferente devem, naturalmente, tomar uma decisão diferente da minha.

    ResponderEliminar