quinta-feira, 12 de novembro de 2009

E Se Sócrates For Um Vigarista?

Vou tentar uma linha de abordagem da questão.
Primeiro os factos, que a história conta-se em dois pontos.
1 - Sócrates foi escutado em conversa telefónica com o seu amigo Vara, uma vez que este estava a ser escutado a mando de juíz para confirmar a prática de um crime.
2 -Diz-se que o STJ considerou nulas as escutas a Sócrates uma vez que não tinham sido autorizadas pelo Presidente deste tribunal.

Esta é a história.

Vamos dar-lhe seguimento, meramente hipotético...
A - Bem, se as escutas são nulas, as conversas entre o arguido Vara e o amigo Sócrates, escutadas pela judiciária não valem de nada. É como se nunca tivessem existido.
B - Assim sendo, Sócrates e Vara não podem ser acusados de qualquer crime com base nessas escutas. Mesmo que Sócrates tivesse pedido a Vara metade dos 10.000 euros que este recebeu de luvas do Godinho (apenas pelo que se diz), tal facto não abalaria a justiça nem a sociedade portuguesas porque o Presidente do Supremo considerou nulas essas escutas. E senod nulas deixaram de existir.
Portantos, Sócrates não pode ser acusado de corrupção com base no que a justiça sabe das suas conversas com o amigo Vara. Mesmo que seja.
Óptimo.
Se Sócrates não pode ser acusado judicialmente pela prática de crime, então nada tem a temer.
As conversas dele com o amigo Vara podem ser tornadas públicas para escrutínio de quem lhe enche os bolsos.
Porque é que ainda não se publicaram?
Portugal passa hoje por uma das maiores vergonhas da sua história recente.
O primeiro-ministro tem atrás de si um lastro de suspeições de vigarice e de chico-espertismo como nunca se viu em nenhum outro.
Clamam a sua inocência o próprio, os Marcelinos e toda a sorte de apaniguados.
Mas, já repararam que se as escutas valessem poderíamos chegar à conclusão de que o primeiro-ministro de portugal era um vigarista. Ou, pelo contrário, que era um homem honesto.
Pensem nisto!
Divulguem as escutas.
Reitor

1 comentário:

  1. Só não concordo com esse "SE" no título. Se? Eu não tenho a menor dúvida.

    ResponderEliminar