domingo, 22 de novembro de 2009

Se O Ridículo Matasse

Um destes dias estaríamos de gravata preta a prestar homenagem à Dra. Maria da Graça Moura, que Deus a tenha por muitos anos.



Uma directora de escola lembrar-se de publicar no DR um despacho a delegar competências nos DTs...para aplicarem "procedimentos"! Que mais irá acontecer?
Este despacho tem a sua origem numa moda que medra nas escolas por estes dias. Uma espécie de clube escolar: "Eu-gosto-de-ver-o-meu-nome-no-Diário-da-República" que ainda há-de dar muito que falar.
Mas, vamos ao despachozinho. Cada frase é uma pérola.
A primeira cavadela traçou a minhoca ao meio: cita-se o n.º 1 do art.º 52.º da Lei nº 3/2008 de 18 de Janeiro quando, a referida Lei tem, apenas, 5 artigos e não 52.
A segunda cavadela caiu no mesmo sítio e, mais uma minhoca: a delegação de competências devia escorar-se no RI e não na Lei n.º 3/2008, como prevê expressamente o n.º 1 do art.º 52.º da Lei nº 30/2002 de 20 de Dezembro, com a redacção dada pela Lei nº 3/2008 de 18 de Janeiro.
A terceira minhoca aparece logo a seguir: com que então a directora delega todas as competências... Todas de quem? Apenas as dela. Ou também as competências disciplinares que são exclusivas dos professores?
À quarta cavadela, minhoca novamente: a delegação de competências é feita nos DTs, mas a Lei que é citada prevê a delegação apenas nos "restantes membros do órgão de gestão - vá lá saber-se o que isso é - e no "Conselho de Turma". Não está previsto que as competências da directora possam ser "delegadas" na DT.
A quinta minhoca sai com a data de início do mandato delegado: desde a "colocação" e até final do ano escolar. Desde a colocação? Onde? em Diário da República?
Isto está a começar bem...
E, por estarmos a falar do Estatuto do Aluno, há uma coisa que muito me preocupa e que, por si só, define o estado a que chegamos na Educação: Será que o cidadãos portugueses sabem qual é a tarefa mais importante, ou uma das mais importantes, que os professores têm de realizar nas escolas?
Penso que não sabem. Eu designo-a por "Audição dos Cachopos".
Merecerá um postezito mais adiante.
Reitor

4 comentários:

  1. O Alfredo e o José Alberto são Directoras de turma?

    ResponderEliminar
  2. Esta tudo lixado. Os directores em vez de se assumirem, sacodem a água do capote.

    ResponderEliminar
  3. Meus caros;

    Eu sou professor nesta escola há uma vintena de anos e, embora não seja DT, conheço o assunto e tenho sobre o famigerado Despacho em concreto e sobre a sua respectiva autora uma atitude de tal modo abertamente crítica que me abstenho de me pronunciar aqui sobre o assunto em apreço!...

    Direi apenas que esta Escola perdeu, nos últimos poucos anos, as suas melhores referências junto da sua Comunidade Educativa e não será, infelizmente, com atitudes e procedimentos destes que as recuperará!...

    De Braga, com carinho!...

    ResponderEliminar