terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A "Coisa" Está A Ficar Bonita

O malfadado modelo de ADD parido pelo trio maravilha está a dar os estertores finais. Só não morreu ainda porque o P.S.D. lhe deu algum oxigénio.
Agora que se aproxima o Natal, chegam-me notícias de muita paz, muito amor e muitos presentes nas escolas.

- Há escolas em que os Directores estão a distribuir MB e Excelentes a rodos, ultrapassando as quotas e não dando cavaco à Comissão de Avaliação.
- Outras há em que os Directores classificam os professores com notas de 8 (MB), 9 e 10 valores (Excelente) que não são ratificadas pela Comissão. Os professores ficam com as classificações de 8, 9 e 10 valores, mas com o averbamento de Bom?!?!?! Numa escola do centro da cidade, já entraram duas reclamações sobre esta discrepância. Dizem os reclamantes que se a classificação corresponde a um Excelente, o director não lhes pode dar BOM.
- Há ainda outras em que aos directores não cabe um feijão. Estão a fazer-se esquecidos ou a empurrar até ao Ano Novo o preenchimento da ficha. Não quiseram avaliar os professores que não entregaram OIs e agora têm de os chamar à avaliação. Uma directora já afirmou no Conselho Pedagógico que as quotas já tinham sido esgotadas, pelo que os professores que não tinham entregue os OIs já nunca poderiam chegar aos MB e Excelentes.
- Há ainda escolas onde todos os professores obtiveram Bom e ninguém se queixou, numa espécie de acordo-de-cavalheiros-para-apoucar-o-Sócas.
- Também tenho referência a escolas em que os Directores só preencheram a ficha final de avaliação. Aos professores que quiseram saber as classificações em cada item, foi-lhes respondido que o "modelo simplificado" só previa uma classificação final.


A serem verdadeiros os relatos que me vão chegando, bem podem os governantes e os parlamentares substituir o modelo de ADD pensando que lhe põem uma pedra em cima, que na primeira curva da estrada ele ressuscitará e cair-lhes-á nos braços.
Já para não falar na negação absoluta do grande objectivo do ingº José "líder dos escândalos" Socrátes: a "diferenciação pelo mérito".
Ainda veremos sugir mais escândalos

Reitor

3 comentários:

  1. Reitor, já está.

    Espreita aqui: http://peroladecultura.blogspot.com/2009/12/add-situacoes-caricatas.html

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Não duvidem que todos serão chamados à responsabilidade. Pelo que vejo parece-me inivitável que as Direcções Regionais mandem equipas às escolas. Isso irá acontecer lá mais para a frente, mas por certo ocorrerá.

    ResponderEliminar