quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Altas Taxas de Insucesso, Altas Taxas de Indisciplina e Altíssimas Taxas de Subsidiados

Li aqui que a Maioria das escolas de intervenção prioritária tem altas taxas de insucesso escolar e e altas taxas de indisciplina (e escandalosas taxas de alunos subsidiados)


A minha preocupação foi tal que me dei ao trabalho de ler o relatório da IGE.
Fiquei muito mais descansado: os problemas do insucesso escolar e da indisciplina vão ser resolvidos a breve trecho. Não, não vai ser necessário lançar mais dinheiro sobre as TEIP; nem dar mais subsídios aos alunos e às famílias, nem novo "programa" governamental.
Bastarão os recursos existentes nessas escolas para se debelarem todos os problemas. Reparem na página 28 do relatório. As escolas TEIP têm:
1 - Visão estratégica
2 - Motivação e empenho
3 - Prioridades, planos de acção e metas bem definidas
4 - Bom conhecimento do contexto
5 - Corpo docente motivado
6 - Lideranças "participadas"


Não dou 6 meses para se acabar com a indisciplina e o insucesso escolar.

Reitor

1 comentário:

  1. Altas taxas de insucesso? Mas como se é píbido chumbar alunos?

    Se um aluno tem negativa, aplica-se a medida correctiva. Se continua negativo, aplica-se a prova de recuperação, se na prova continuar a ter nega, faz-se outra prova de recuperação, até o aluno passar... Isto é gozar com os professores e mais é não ter consideração nenhuma pelos alunos que ainda fazem alguma coisa.

    Que motivação têm um aluno para estudar, se ele sabe que um colega baldas, que vem só uma vez à aula passa após ser aplicada a prova de recuperação?

    As escolas viraram circo e os professores são os palhaços de serviço!

    ResponderEliminar