terça-feira, 2 de março de 2010

Porque Será?

Que cai a natalidade,
Que diminui o número de crianças
Que as escolas públicas perdem alunos e
Porque será que isto acontece?
Que se passará com os portugueses (as famílias) que estão a trocar as escolas de "melhor qualidade de ensino" - as públicas, obviamente - pelas escolas privadas, cujo ensino é de "pior qualidade" e muiiiiiito mais caro?

Perturbador. Ou talvez não...
Veremos o que dizem os funcionários públicos do costume.

Reitor

4 comentários:

  1. A grande maioria dos professores sente-se traída pelo seus sindicatos.
    A grande maioria dos professores não se sente bem representada pelos sindicatos.
    A grande maioria dos professores, como tal, não irá participar em acções levadas a efeito pelos que assinaram o acordo com o ministério da educação deixando de fora aspectos importantes como a contagem integral do tempo de serviço e a transição de estatutos, que prejudica de sobremaneira umas grandes dezenas de milhares de professores que se encontravam na 1.ºmetade da carreira docente.

    Quando os sindicatos mandaram às malvas a exigência da contagem integral do tempo de serviço, pois isso não afecta os docentes mais antigos, perderam a confiança dos professores.

    Ao contrário dos sindicatos, os professores não têm receio da avaliação.
    Ao contrário do que os sindicatos quiseram fazer passar, os professores não têm receio de trabalhar.

    Os professores apenas querem aquilo que qualquer trabalhador quer que é respeito, que é ter o seu tempo de serviço integralmente contado.

    Os sindicatos defendem mal os direitos dos professores.

    ResponderEliminar
  2. A não contagem integral do tempo de serviço afectou todos os professores, mesmo os que estão a mais de meio na carreira.

    ResponderEliminar
  3. Você está mesmo convencido que escreve para incapazes. O que também não abona muito em favor da sua escrita. Basta ler toda a notícia para desmontar a sua pretensa tese:

    "Segundo os últimos dados disponibilizados pelo Ministério da Educação, referentes ao ano lectivo de 2007/2008, o número de alunos representa apenas 18 por cento do total, entre o pré-escolar e o ensino secundário."

    "Todos os anos, abrem novas escolas, sobretudo creches, jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo."

    E este exemplo é paradigmático:

    "Um exemplo: na última década, em Lisboa, a zona do Parque das Nações, a antiga Expo "98, cresceu exponencialmente e apenas uma escola pública dava resposta aos pais que ali vivem, com uma procura muito superior à oferta. Há muito que está prevista a construção de outra escola pública. Mas isso ainda não aconteceu e, a pouco e pouco, surgiram algumas creches e jardins-de-infância privados ou cooperativos."


    E já nem vou entrar no campo da análise séria dos números, pois um aumento de 3% sobre uma quebra de mais de 130 mil alunos é bem capaz de levar a uma... quebra também no número efectivo de alunos. Mas isso são outras contas...

    ResponderEliminar
  4. Portanto, J, estava você a dizer que eu escrevia para incapazes e...

    ResponderEliminar