sexta-feira, 13 de agosto de 2010

«Resolver a questão do insucesso na Educação, é como acabar com o cancro na Saúde»

O professor Telmo Bértolo, o do Partilha do Saber, num comentário a uma entrevista do prof. Matias Alves ao DN, consegue um feito raro: em 4 parágrafos, 4 postulados.
À pergunta: Estará o Ministério da Educação verdadeiramente interessado em prevenir o insucesso?

Responde o Prof. Telmo: Nim

A avaliar pelas medidas tomadas nos últimos anos pelos responsáveis do Ministério da Educação, parece sedimentar-se a tendência de dificultar cada vez mais a retenção dos alunos, do que procurar prevenir o insucesso dos mesmos.

Como se diminuir a retenção não concorresse para a prevenção, combate e redução do insucesso. Tome nota, professor Telmo: se o M.E. dificulta a retenção dos alunos também previne o insucesso.

Segue-se a segunda minhoca.

"Se o ME optar verdadeiramente por prevenir o insucesso, terá de abrir os cordões à bolsa!... Não estamos a ver o Governo a seguir esse caminho, sobretudo numa altura de acentuada crise económica"

O seu colega José Matias diz no texto que você comenta que é mais barato prevenir o insucesso do que reter o aluno. Você vem dizer que para prevenir o insucesso o M.E. terá de ... "abrir os cordões à bolsa" e que "não estamos a ver o Governo a seguir esse caminho..." Em que ficamos afinal? Prevenir o insucesso fica mais caro ou mais barato que a retenção?

Terceira cavadela, outra minhoca:

Tal como diz o Povo, «De boas intenções, está o Inferno cheio».
Se não "estamos a ver o Governo" a seguir o caminho da prevenção e combate ao insucesso [porque é caro, diz você. Não esqueça que o Matias diz que é mais barato] como podemos aplicar o ditado " de boas intenções está o inferno cheio". É que... você não vê o Governo com intenções de ...

Mas, se o Prof Bértolo escreveu quatro parágrafos, deste último sairá, provavelmente, a quarta minhoca. Ora vejam:

"Resolver a questão do insucesso na Educação, é como acabar com o cancro na Saúde"

Esta, prof. Telmo Bértolo, é de antologia.
Nunca ninguém se lembrou, até à data, de associar o combate ao insucesso escolar com o combate ao cancro da mama, do estômago ou da pele, como faz o senhor com mestria. Parabéns pela sua argúcia.
Agora que fez esta associação magistral, ocorreram-me outras associações, possíveis, embora com menos impacto que a sua, e que convosco confidencio: resolver o insucesso na Educação é como acabar com a guerra no mundo, com a malária, com a pedofilia perpetrada por alguns bandidos portugueses, com a corrupção, com os governantes mentirosos, com o míldio e com a borboleta da batata, Apenas para dar alguns exemplos mais próximos.
Dada a gravidade da questão do insucesso escolar até me atrevo a dar mais ênfase e, sem qualquer imodéstia, a universalizar a sua teoria. Proponho esta formulação:

Resolver a questão do insucesso na Educação, é como acabar com a doença nos Homens (incluindo as mulheres, naturalmente)

Que lhe parece?
Sempre a considerar, apresento-lhe os protestos da minha maior estima.
Reitor

1 comentário:

  1. Não sejas mal-educado, F.,
    Como não posso deixar passar em vão a coragem que tiveste em vir aqui, marca lá o tête-à-tête

    ResponderEliminar