segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Calamidade Não! Calmidade Talvez Sim

Albino Almeida, da CONFAP, considera que as novas formas de cálculo do abono de família vão conduzir a uma «calamidade social» em resultados dos cortes na acção Social Escolar e no apoio às famílias.

Eu discordo do paivino. Ao contrário do alarde social que ele lança sobre os portugueses, acho que as famílias vão ficar mais calmas. O corte do subsídio será para muitas famílias um alívio moral, um peso que lhes sai da consciência...

Para muitas famílias estes cortes hão-de resultar num maior sentimento de vergonha e pundonor, que porá travão aos desmandos que se conhecem desde há dois anos a esta parte: famílias "pobres e subsidiadas" a levar os filhos às escolas de automóvel particular; meninos e meninas "pobres" com portáteis pendurados nas costas, telemóveis de marca nos bolsos e acesso móvel à net.

Famílias inteiras que encontramos no Algarve e nos cruzeiros mediterrânicos, que vemos nas reportagens da TV com sorrisos lambões e que não têm vergonha (nem sabem o que isso é) de ver o nome dos filhos nas listas dos alunos subsidiados. E intervêm nas reuniões de pais como se estivessem entre iguais, como se não fossem parasitas da sociedade, cujo único métier é viver como os outros - com os mesmos direitos, regalias e acesso a bens - à custa do trabalho dos outros.

Famílias pobrezinhas, cujos rebentos nem tocam na refeição gratuita oferecida nos refeitórios escolares, mas fazem fila nos bares e bufetes para comprarem os panik, os mars e todo o tipo de lambujices a que os ricos não têm acesso por proibição dos pais.

Famílias pobrezinhas a cujos filhinhos não se pode negar o "direito" de participar nas viagens de finalistas, nem as idas ao shopping, ou ao cinema, tudo pago com os dinheiros públicos..

Famílias que vivem à imagem e semelhança do pai grande. À mama.

Reitor

8 comentários:

  1. Exactamente:

    ...fazem fila nos bares e bufetes para comprarem os panik, os mars e todo o tipo de lambujices...

    ResponderEliminar
  2. É "memo,memo" assim.E também refila, provavelmente à semelhança do pai grande.

    ResponderEliminar
  3. Antes de entrar na escola, fui tomar uma bica a um café que fica ao lado. E que vi eu?! Duas mães cujos filhos beneficiam do Escalão A e uma delas do Rendimento Mínimo, não a tomar um café mas o pequeno almoço!
    Apeteceu-me...sim, sim, isso mesmo. Pôr a mão na anca e desatar a peixeirar!

    Nina Santos

    ResponderEliminar
  4. Preocupante é a situação de quem tem que justificar os rendimentos, para que lhes seja pago abono ou rend mínimo. Não têm net ou não sabem utilizar, vão para as filas às seis da manhã e não conseguem regularizar nada. E precisam do dinheiro, não para tomar pequenos almoços fora.
    Esta poupança cheira mal e incomoda.

    ResponderEliminar
  5. Os pobres não podem tomar o pequeno almoço no café?

    ResponderEliminar
  6. Podem se o puderem pagar. Não devem se formos nós a pagá-lo.

    ResponderEliminar
  7. Reitor, tomei a liberdade de colocar este teu texto no meu espaço, com a devida referência para o teu.

    Abraço

    ResponderEliminar