quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Devemos Nós Pagar o Ordenado Ao Prof. Santana Castilho?

Esta pergunta é tão capciosa como a que o prof. Santana Castilho fez ontem no seu habitual artigo do PÚBLICO e que pode ser encontrado aqui:

Deve o Estado financiar o ensino privado?

O professor Castilho sabe bem que o Estado não financia as escolas privadas. Ou melhor, financia tanto as escolas privadas como financia as refeições, a educação dos filhos, as férias e os hobbys do professor Castilho.
Se a vista do professor Castilho não fosse prejudicada pela velha ideologia de esquerda, démodé, teria visto que o Estado não financia nenhuma escola privada. E se o faz, é crime.
Nem financia as clínicas e os hospitais privados a que o professor Castilho (e centenas de milhar de portugueses de primeira, funcionário públicos) recorre para não perder tempo e dinheiro nos esconsos e sujos corredores dos hospitais públicos. Nem para estar nas suas intermináveis filas.
O que o Estado nem sempre faz e, quando faz, raramente faz bem, é tratar da saúde e da educação dos portugueses.
Os funcionários públicos, como o professor Castilho, tratam bem da sua saúde pois podem recorrer à rede de hospitais públicos e a uma larguíssimo número de hospitais e clínicas privadas, indiferenciadamente e apenas para bem da sua saúde. E não se diz que o Estado financia os hospitais privados. Diz-se sim, que financia a saúde dos portugueses.
Na educação deveria acontecer o mesmo: os portugueses deveriam poder escolher, indiferenciadamente, as escolas públicas ou as privadas para educar os filhos. Ao Estado caberia tratar (financiar) da educação dos portugueses da mesma forma que lhes trata da saúde (pelo menos a mais de um milhão de portugueses de primeira, funcionários públicos e familiares).
Sempre que o Estado paga uma apendicectomia feita num hospital privado (ao preço médio que é feita em qualquer hospital público) não está a financiar a saúde privada. Está sim a assumir, como estipula a Constituição, a defesa da saúde dos portugueses.
Portanto, se o professor Castilho visse bem, havia de confirmar que o Estado paga um serviço, quer quando lhe paga o ordenado, quer quando paga às escolas privadas os custos da educação dos portugueses que as frequentam, quer quando paga a cirurgia que ele faz no Hospital Privado de Lisboa ou no Hospital da Luz.
Ah, quase me esquecia: ao contrário do que afirma o professor Castilho, a verdade é que o custo por aluno numa escola privada é menor que numa escola pública, seja ela qual for, a privada ou a pública.

Reitor

7 comentários:

  1. Reitor
    Tenho lido em vários sítios que um aluno sai mais barato numa escola privada do que numa pública,mas nunca entendi como. São os professores mais mal pagos? Há menos funcionários? Os pais pagam propinas ou não (isto nas tais escolas apoiadas pelo Estado)?Se puder explique-me, para eu entender um pouco melhor esta problemática do ensino privado.Obrigada. Maria Fernanda

    ResponderEliminar
  2. Reitor
    Tenho lido em vários sítios que um aluno sai mais barato numa escola privada do que numa pública,mas nunca entendi como. São os professores mais mal pagos? Há menos funcionários? Os pais pagam propinas ou não (isto nas tais escolas apoiadas pelo Estado)?Se puder explique-me, para eu entender um pouco melhor esta problemática do ensino privado.Obrigada. Maria Fernanda

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Maria.
    É muito simples:
    1 - Não há exemplo de nenhum serviço público mais barato que o homólogo privado. O serviço público, seja qual for, é sempre mais caro.
    2- Se não bastar a asserção anterior, sempre pode ir por aqui: o ensino privado é mais barato que o público porque o Governo diz que o ensino público é mais barato que o privado. Percebeu?
    Espero que tenha ficado esclarecida

    ResponderEliminar
  4. Reitor
    O seu humor é giro (#2), mas, desculpe lá, continuo sem perceber uma coisa: o ensino privado é mais barato porque os docentes e outros funcionários são mais mal pagos? Os pais contribuem com mais dinheiro? Há turmas com mais alunos? A sério, ainda não compreendi isto, que é dito em tanto lado. E gostava mesmo de entender.

    ResponderEliminar
  5. Maria.
    Compreendo a sua curiosidade. É uma marca de inteligência superior.
    Vejo que as suas questões estão condicionadas por uma personalidade formatada por uma persistente e bem distribuída ideologia de esquerda. Veja bem:
    1 - Pergunta se os docentes e os funcionários das escolas privadas são mais mal pagos que os das públicas.
    Respondo-lhe: pelo que se vê, os professores e os funcionários do sector público são muito bem pagos. São tão bem pagos que o Governo lhes vai reduzir o salários a partir de Janeiro.

    2 - Os pais dos alunos que frequentam as escolas privadas contribuem com tanto dinheiro que, até se pode dizer com propriedade que são explorados pelo Estado, através do Governo. Veja que estes pais pagam o ensino dos filhos a dobrar: pagam o ensino dos filhos deles e o dos filhos dos outros que andam nas escolas públicas. E nos CEFs, e nos Profissionais. Pagam as NO.
    3 - Claro que as turmas nas escolas privadas têm sempre mais alunos que nas públicas. E aprendem mais e obtêm melhores resultados. Neste caso, como em todos os outros, a dimensão (o tamanho) compensa. ;-)

    Você não perguntou, mas respondo-lhe tudo de uma vez para não se maçar mais:
    5 - Sim, as escolas privadas têm uma gestão melhor que as públicas;
    6 - Sim, nas escolas privadas os professores não são enxovalhados, maltratados nem agredidos nas salas de aula e nos espeços escolares.
    7 - Sim, nas escolas privadas, poupa-se incomensuravelmnente mais que nas públicas.
    8 - Sim, nas escolas privadas os directores avaliam os professores. E a avaliação (despida de burocracia) é mesmo a valer.

    ResponderEliminar
  6. Do seu último comentário depreende-se que os profs do privado não têm grande estatuto. Não serão enxovalhados na sala de aula; serão no gabinete do director?

    Finalmente, os alunos do privado aprenderão realmente mais e melhor? Tenho algumas dúvidas e para exemplificar relato um caso de que tenho conhecimento: conheço um miúdo que está em Medicina. A maior parte dos colegas são oriundos de colégios privados. É frequente estes alunos, na faculdade, tirarem notas entre 1 e 5, na escala de 0 a 100.
    Desprovida de qq estudo científico, poderei alvitrar que a escola pública será a melhor escola, mesmo andando coxa. Gastando mais ou menos (o que não me parece relevante, qd o que se pretende é qualidade a longo prazo)

    ResponderEliminar
  7. Reitor
    Você tem realmente muita piada. Aprecio o seu sentido de humor. Mas não é suficiente para esclarecer questões que uma pessoa, de modo sério, assumindo vontade de conhecer as coisas, lhe coloca. Seja como for, tem piada. Quanto a minha formação ( e não formatação) de esquerda, sim, teve peso no início da minha vida adulta. Mas neste momento apenas quero compreender a realidade, dentro do possível. De qualquer modo, obrigada por me ter respondido, sempre me fez rir.

    ResponderEliminar