domingo, 2 de janeiro de 2011

Isto Da Avaliação Ainda Mexe? Agora Cada Um Escolhe o Seu Avaliador.

«Com o novo modelo, que foi aprovado após o acordo de 8 de Janeiro, a avaliação deixou de ser feita pelos coordenadores de departamento para passar a ser realizada "entre pares»

As escolas serão sempre organizações sui generis. Vejam que os avaliadores são "pares", colegas de profissão da mesma escola.
As escolas são a única organização em que a avaliação dos seus profissionais não é feita pelas chefias. Já se sabia que os directores das escolas perderam a prerrogativa de avaliar os professores com o acordo sindical de 8/1/2009. (A bem dizer, podem até considerar que um professor é medíocre e o júri de avaliação atribuir-lhe mesmo um muito bom).
Agora vem a saber-se que os coordenadores de departamento também não avaliam.
Daqui a nada passa a ser o porteiro ou o chefe da secretaria a avaliar os professores. Afastado o Director tirano e o colega-a-quem-não-se-reconhece-competência, quem sobra?
Alvitro as seguintes entidades avaliadoras de professores: o Mário Nogueira e a FENPROF, o stôr Aldomiro e a ANDAEP, o stôr Pereira e a Associação Nacional de Dirigentes Escolares.

Em faltando algum ou em fugindo todos de tão ingente tarefa, sempre pode sexa Isabel "Sorrisos" Vilar nomear, em comissão de serviço, o grande pai alvino, criado de Mafamude, digo, em Mafamude, actualmente a desempenhar funções de Assessor de Gestão Comercial e Comércio Externo, de Empresas Nacionais, Italianas, Inglesas e Norte-Americanas, em regime de prestação de serviços, desde 1993.

Reitor

6 comentários:

  1. Podemos dar graças ao acordo congeminado com o camarada Nogueira. Para além de tornar a avaliação complexa arranjou aquela ideia tipo Robin dos Bosques dos calaceiros, disfarçada pelo paleio de que somos todos bons. Resultado: Pagamos todos para subirem na carreira bachareis, dirigentes sindicais e destacados em Dre e serviços centrais do ME. O esperto internacional enganou 135000, pois só 15000 sairam beneficiados. O que é hilariante é que os beneficiados são os que não fizeram formação nenhuma, os que sempre se borrifaram para isso. Interessante como o nosso 1.º estendeu as novas oportunidades aos professores e como até a reforma nos roubou. Triste!

    ResponderEliminar
  2. O porteiro seria o mais credível, sem sombra de dúvida.

    A Manela desapareceu...

    ResponderEliminar
  3. «Agora vem a saber-se que os coordenadores de departamento também não avaliam.»

    Esta informação não é correcta.

    ResponderEliminar
  4. Para quem esteve atento o que refere ficou regulamentado no decreto de 23 de Junho. Logo na altura referi na escola que, para além dos demais erros já identificados, os coordenadores e os próprios directores ficavam agora sem uma das responsabilidades que deveria ser inerente ao cargo.

    ResponderEliminar
  5. Não é bem saudades, será talvez alguma estranheza.
    Aprecio a Manela mas daí a ter saudade vai um grande passo.

    ResponderEliminar