sexta-feira, 1 de abril de 2011

Acho Eu De Que o Orgasmo Estará Para a Classificação Da Mesma Forma Que Os Preliminares Estarão Para a Avaliação

Este poste do professor do ensino básico, Francisco José, suscitou-me uma reflexão, ainda que primária, ou básica, para utilizar um termo cuja única função é esconder atrás do básico o que é primário e, dessa forma elevar o múnos, suscitou-me, dizia eu, uma reflexão que me levou até aos terrenos da educação sexual.
Estão curiosos? Explico.
O mestre Santos, por interposto  Tardiff  diz-nos que avaliar não é o mesmo que classificar.
A distinção entre avaliação do desempenho e classificação de desempenho é importante na medida em que a avaliação deve referir-se ao conhecimento profissional, enquanto a classificação terá que assentar na performance do professor relativamente aos objectivos organizacionais
Fiquei pasmo com a fineza desta distinção entre "avaliação" e "classificação". E pensei cá com os meus botões, que se tornaria central no  debate que se abriu com a revogação da avaliação dos professores.
Discuti com amigos meus esta magna questão e, nenhum deles, conseguia ver a distinção com claridade suficiente para lhe dar relevo ou utilidade prática.
Como explicar-lhes a diferença fundamental entre "avaliação" e "classificação" de forma a que percebessem a importância dessa distinção no processo de avaliação dos professores, ou de qualquer outros funcionários públicos ou privados?
Ainda tentei a política, apontando-lhes o caso dos 70.000 euros de dinheiros públicos que dizem ter o ministro Alberto Martins dado à mulher: se o ministro tivesse dado o cheque directamente à sua esposa, poderia haver aqui favorecimento ilícíto e outros crimes bem mais graves. Acontece porém - e aqui está a diferença que muda tudo - que o Berto nem deu o cheque nem pagou nada à mulher. Verdade, o Berto mandou dar o cheque de 70.000 aéreos à magistrada Maria da Conceição Fernandes. Aqui está a diferença toda.
Mesmo com este paralelo, os meus amigos não entenderam o alcance da tese do professor Francisco José.

Mesmo assim, diziam eles, para que é que serve aos funcionários públicos uma avaliação que não culmine numa classificação?
Era a mesma coisa que um homem e uma mulher perdessem tempo em carícias e preliminares e desistissem do orgasmo.

Aqui está a explicação para a diferença entre avaliação e classificação.

Reitor

4 comentários:

  1. Esta é como a distinção entre dossier e portefólio!

    ResponderEliminar
  2. Eu até achei bastante simples.

    Posso estar a ver mal, mas ele refere que a avaliação mete o quanto sabes, e a classificação mede o que fizeste. É uma grande diferença pois há muitos que sabem, mas nada fazem, e muitos que fazem, apesar de nada saberem.

    Eu não conhecia este diferença entre avaliação e classificação, pois achava que avaliação é medir numa escala não comparativa, e classificação numa escala comparativa (portante em comparação com outros, ex. és o 1º, tu o 2º, etc...)

    Mas o professor de ensino básico pareceu-me bastante claro na sua interpretação...

    ResponderEliminar
  3. O(s) reitor(es) precisa(m) de formação?! O professor do ensino básico, penso, que está disponível para lhe(s) dar alguma (in)formação!
    Peça(m) ajuda! O FMI do(s) reitor(es) também existe!

    ResponderEliminar
  4. O reitorzeco anónimo é burro e deve comer palha.
    É o resultado de qualquer um poder dizer-se reitor mesmo que seja analfabeto funcional.

    ResponderEliminar