sábado, 25 de junho de 2011

O Advogado Do Diabo

O professor Octávio Gonçalves (pressinto que o simples facto de pronunciar o seu nome avive a velha úlcera...) é um crente. Crê em Santana Castilho. E a sua veneração é tal que perde a lucidez sempre que Castilho está em jogo. Ou então, sempre que anda com Castilho ao colo. Como bem viu um vizinho, a sua fidelidade, quase canina, não o deixa perceber
«... que por vezes há quem se convide para parecer convidado. Quem se ofereça para parecer que o querem. Que faça o que entende, dando a sensação que foi encomenda. Quem assuma a paternidade de descendência alheia.
Mas há quem engula. Quem acredite. Quem se dê ao papel de fazer de eco. Que faça encomendas ao que encomenda a si mesmo»

Mantenho intacta a minha opinião:
1 - Santana Castilho assinou no PÚBLICO um texto indecente e vergonhoso, no qual faz afirmações depreciativas do carácter de Passos Coelho (Em Abril, Passos Coelho tinha um programa eleitoral para a Educação. Em Maio tornou público outro, que não só nada tinha a ver com o primeiro, como era a sua antítese...faltou à palavra que empenhou) e do carácter de Paulo Macedo (E causa ainda mais ver tal pasta entregue a quem, do ramo, só tem no currículo ter sido administrador da Médis. Para a saúde dos portugueses, é muito pouco. Para a saúde dalguns, que vivem da doença dos outros, pode ser salutar)
2 - Faz afirmações que menorizam intelectualmente Assunção Cristas e Nuno Crato e deles constrói o retrato de duas pessoas ignorantes e incompetentes para as funções. Lamentável.
3 - E o impulso para estes ataques foi a inveja e a falta de humildade intelectual. Todos percebemos que se Pedro Passos Coelho tivesse cometido o erro de convidar Santana Castilho para o seu Governo, este senhor honrado, corajoso, frontal, qualificado e preparado como nenhum outro, em matéria de Educação, sentir-se-ia orgulhoso por emparceirar com o Paulo Macedo e Assunção Cristas no novo Governo da República, liderado pelo Bom Escuteiro Passos Coelho..

Noto, professor Octávio, que perde a cabeça sempre que se critica o seu mestre.
Lá, pelos bancos da faculdade de letras, não lhe ensinaram que um bom professor não deve utilizar expressões nem palavras como aquelas com que me mimoseou?
E noto que a defesa das suas causas o tem ocupado a ponto de, só agora, ter percebido que há anonimato na internet. E, como há anónimos a escrever e a ler o que o professor Octávio escreve, devem ser erradicados.
Olhe que os professores também são avaliados pela forma como interagem com a comunidade e pela forma como lidam com a crítica. Você corre o risco de, neste capítulo, ter negativa.


Reitor

5 comentários:

  1. Aguentai-vos!
    As coisas sempre foram o que são.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela solidariedade meu caro.
    O Octávio pesa pouco e o Castilho está seco como uma vara. Bons rapazes que se irritam por demorar a chegar onde querem.

    ResponderEliminar
  3. O dito professor Octávio (que não conheço) nas suas "reitorais" palavras é, a bem dizer, como o dr. Vasco Graça Moura a falar de tudo que não seja o PSD "perde a cabeça"... E é uma pena que VGM não se atenha àquilo que melhor sabe fazer: poesia tradução e crítica literária. No resto é de ua desonestidade doentia.

    ResponderEliminar
  4. Esse tal Octávio publica todos os comentários laudatórios mas quando se lhe faz uma crítica censura imediatamente para ficar bem nos retratos como naqueles que publica o lado.
    Se conseguir responder qualquer coisa, logo censura a réplica à sua resposta.
    Uma qualidade ele tem, no entanto, é de uma fidelidade que faria o meu cão corar de vergonha com a comparação.

    Anónimo!!!

    ResponderEliminar
  5. São engraçados os críticos deste blog..Se o Octávio não publica os vossos comentários, ( pelo que está o anónimo a dizer, claro), então força, toca a colocá-lo neste..ou será que são comentários desprovidos de nexo e sem respostas capazes de o contradizer?' ( deve ser isso, porque ainda não li por aqui nenhum que provasse o contrário do que vou lendo pelo blog dele ).

    ResponderEliminar