sábado, 3 de dezembro de 2011

Uma Ensinadela De Mestre





A um rapazote que, depois de 6 anos a lamber as botas ao Sócrates, pensava que era gente. Ainda tem muito que aprender para chegar a homem.
Curiosamente, ou não, olho para o hemiciclo e raramente vejo homens. Vejo quase sempre uns garotos e garotas com ar de pouco terem para fazer.
Lamentável.


Reitor

4 comentários:

  1. Mestre? Um malcriado do bairro da Sé?
    Admite-se que um economista, funcionário superior do Estado fale como falou, no Parlamento, para um deputado e economista como ele? E os outros calaram-se...

    Sabe o que é o “crowding out”? Então é um ignorante!

    http://contra-faccao.blogspot.com/2011/12/sabe-o-que-e-o-crowding-out-entao-e-um.html

    ResponderEliminar
  2. Sim, é deputado. Português.
    Esse é um problema português: ter deputados no Parlamento, representantes de Partidos Políticos, mas não ter representantes do povo.
    Portanto, por aí, podem dizer dos nossos deputados o que quiserem que a mim não me incomodará.
    O problema dos portugueses é terem um João Galamba no Parlamento e não um Carlos Costa no Banco.

    ResponderEliminar
  3. Aí perto, há quem discorde de sua reitoria:
    "Crowding Out
    (Baseado no meu comentário a um texto de Rui Rocha no «Delito de Opinião»)
    O confronto foi entre o Governador do Banco de Portugal e o Ministro das Finanças, por um lado, e o deputado do PS João Galamba, por outro.
    Discutia-se no Parlamento a questão da emissão de moeda pelo BCE. Qualquer político realista sabe que o BCE não pode continuar por muito tempo a ser um caso aberrante entre os Bancos Centrais do resto do mundo. Não pode ter como missão exclusiva a estabilidade monetária prescindindo das outras duas pernas do tripé: promover o financiamento da economia real e contribuir para o combate ao desemprego. Temos assim que o Ministro da Economia e o Governador do Banco de Portugal, ao defender que o tripé continue coxo até à eternidade, são, na sua qualidade de políticos, irrealistas.
    Segundo: qualquer economista competente sabe que a estabilidade monetária tanto consiste na ausência de inflação como na ausência de deflação. A inflação é causada, entre outros factores, pela emissão de moeda em demasia; a deflação pela insuficiente emissão de moeda. O nível óptimo de emissão de moeda é o que leva à activação plena dos factores de produção instalados. Qualquer economista competente sabe que o problema económico da Europa - económico, realço, e não financeiro - é, neste momento, o excesso de capacidade produtiva que não é utilizada por falta de liquidez. Ou seja: na conjuntura actual, tudo o que uma emissão massiva de moeda por parte do BCE faria seria conter a deflação nas periferias europeias e provocar no centro níveis de inflação perfeitamente suportáveis. Seria bom que o Governador do Banco de Portugal e o Ministro das Finanças português se preocupassem um pouco mais com o perigo de deflação em Portugal e um pouco menos com o perigo de inflação na Alemanha.
    Qualquer economista que saiba um pouco de História Económica tem obrigação de não confundir a Alemanha de 1923 com a Alemanha de 1933. Agitar o papão da hiperinflação, como o fez Vítor Gaspar no Parlamento, para justificar as políticas de austeridade que nos são impostas é isso mesmo: agitar um papão. E agitar o papão do crowding out sabendo, como qualquer economista competente sabe, que ele não se aplica à conjuntura presente nem na UE, nem nos EUA, é totalmente descabido. Não é João Galamba que precisa de estudar melhor o conceito de crowding out (incluindo as muitas e autorizadas objecções que tem suscitado), mas sim o Ministro das Finanças e o Governador do Banco de Portugal.
    Temos então que estas duas personagens são, não só irrealistas enquanto políticos, mas também incompetentes enquanto economistas.
    De onde lhes vem a incompetência? Da falta de qualificações e de currículo não é, com certeza. Ambos têm currículos impressionantes, tanto do ponto de vista profissional como académico. O currículo profissional foi feito no sector financeiro, é certo, e o académico em escolas onde a pureza ideológica tem sido desde há décadas a preocupação dominante, conduzindo a purgas e saneamentos. Em vez da rasoura de Occam para aferir a realidade recorre-se nestas escolas, para usar a metáfora feliz de Paul Krugman, à construção de epiciclos cada vez mais complicados. E aqui está a resposta à pergunta que abre este parágrafo: a incompetência profissional destas criaturas decorre do seu fanatismo ideológico e dos seus compromissos pessoais com o poder financeiro.
    Irrealistas enquanto políticos, incompetentes enquanto académicos, fanáticos enquanto ideólogos, corruptos enquanto profissionais, estes homens têm tanta autoridade para mandar João Galamba estudar o que entendem por "economia" como para o mandar estudar astrologia, que é outra "ciência" tanto mais falsa quanto mais exacta."
    in: http://legoergosum.blogspot.com/2011/12/crowding-out.html
    Passe bem e tenha cuidado com o apanhar das canas: pode queimar-se.

    ResponderEliminar