domingo, 12 de fevereiro de 2012

Uma Divinatória Farpatese

O prof. Guinote tem um intelectual de serviço no seu blogue. O moço discorre como os grandes mestres sobre as preocupações do mundo.
Recentemente criou uma teoria. Uma teoria que urge comprovar, custe o que custar.
A teoria é esta: A escola está a desumanizar-se
Tal como os velhos positivistas, há que reunir dados que comprovem a sua teoria.
Podia, enfim, seguir uma linha geológica e recolher dados que confirmassem que cada vez há mais calhaus nas escolas. Ou então seguir uma linha mais zoológica e demonstrar que temos, hoje, mais, muito mais, asnos nas escolas do que tínhamos há duas décadas. Nem seguiu uma nem outra, preferiu seguir uma linha obscurantista e provar que o indívduo se subjectiva como um empreeendedor de si mesmo e o poder se constitui como um regime geral de dominação da vida!?!?. Vejam aqui:

 E que dizer desta farpatese?
A paternidade, de princípio natural-substancial, passou a ser entendida como uma “opção” ou um “estilo de vida”, entre outros “investimentos” à escolha no “mercado dos afectos
Bem sei que não conseguem perceber o inintelegível arrazoado. Não se preocupem em demasia, provalvelmente é o intelectual que não se consegue exprimir de forma simples.
O mais grave - os pecados contra o espírito santo - é quando os intelectuais tentam arvorar-se em grandes profetas face aos outros indivíduos e impressioná-los com filosofias divinatórias. Quem não for capaz de se exprimir de forma clara e simples, deve permanecer calado e continuar a trabalhar até conseguir a clareza de expressão. K. R. Popper





Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário