sábado, 3 de novembro de 2012

E Por Que Não o Fim Dos Diretores Das Escolas? A Manterem-se As Coisas, Mais Vale Que Seja a DGAE a Dirigi-las!


Há coisas que nunca mudam...

1 - A Direção Geral de Administração Escolar existe e dá emprego a centenas de portugueses.

2 - A Direção geral de administração escolar existe, sobretudo, para abrir, desenvolver e dar por findos concursos de professores. A DGAE não paga os ordenados, não avalia, nem gere os professores e funcionários do MEC. Trata dos concursos e dos recursos.
3 - Não tiversse a DGAE responsabilidades nos concursos e colocação de professores, colocar-se-ia a seguinte questão: para que serve a DGAE se existe a DGAEP?

4 - Não há exemplo de a DGAE ter feito alguma vez as colocações de professores em tempo útil e de acordo com as necessidades das escolas e dos alunos. Pura e simplesmente, as escolas e os alunos - principais beneficiários das colocações de docentes - são irresponsavelmente ignorados.

5 - Este ano não fugiu à regra. Veja-se o que os próprios diretores das escolas dizem publicamente: aqui e aqui. Veja-se a confusão que existe.
Os alunos e as escolas que aguardem o fim das disputas entre o governo e os diretores que, ao contrário do que este (des) educador de portugueses pensa, ainda vão no adro e o MEC pagará sempre.

6 - Perante este dilúvio, qual é o caminho a seguir? Refunda-se a coisa? Responsabilizam-se os incompetentes? Alteram-se as práticas obsoletas de anos? Inova-se? Liberaliza-se?

Não, não, não, não. Nem pensar em liberalizar.

A solução será, para os idiotas do costume, acabar com a contratação pelas escolas, desresponsabilizando-as de escolher os seus trabalhadores; reforçar a centralização e avolumar as competências na DGAE, transferindo para este organismo central a responsabiliduade de selecionar os professores dos portugueses mais jovens.
Seleção feita sempre tarde, sempre mal, sempre de forma insuficiente.
E a DGAE não poderia ter ajuda maior que a dos líderes dos diretores das escolas, que vêm oferecer e pedir que se transfira, deles para à DGAE, uma competência que o Partido Socialista lhes tinha oferecido com tanto ardor socráticolurdistas.

Só falta mesmo vir o alvinopainosso dar a sua venção a esta geni(t)al ideia de virar à esquerda quando toda a companhia segue pela direita.



Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário