quinta-feira, 31 de março de 2016

Alô Propagandistas, a Mentira Tem Perna Curta


Manuais gratuitos:
O Governo inscreveu no Orçamento do Estado para 2016 a gratuitidade dos manuais escolares para todos os alunos do 1.º ano do 1.º ciclo já a partir do próximo ano letivo, prevendo o alargamento da medida a outros anos do ensino básico até ao final da legislatura.

Bem, totalmente gratuitos não:

Nós somos uns negociadores notáveis:


Depois de toda esta propaganda bacoca, já sabemos que vamos pagar 3.000.000 de euros pelos manuais "gratuitos" do 1º ciclo. E sabemos que vamos pagar a mais um "grupo de trabalho":
"Foi uma negociação aturada, complexa, e a contrapartida foi termos esta capacidade de negociação. Não houve uma contrapartida real para a APEL. Irá existir um grupo de trabalho para entender a implementação da gratuitidade progressiva nos manuais escolares e a APEL fará parte desse grupo, assim como o Ministério [da Educação], o Ministério da Economia e outros parceiros", disse ainda o ministro, quando questionado sobre eventuais compensações para as editoras, frisando que, "acima de tudo, não serão as famílias a encaixar o aumento que tínhamos vindo a observar nos manuais escolares".

Será que o exímio negociador pensa que engolimos a peta de que as editoras ficarão com os prejuízos resultantes do congelamento de preços?


Sem comentários:

Enviar um comentário