sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Olarilolá, Olarilolé...


A andaep auscultou os diretores de muiiiiitos agrupamentos de escolas e, no final dessa coisa, regurgitou umas interessantes ideias no bico do TBR.
Destaco dois pedacitos do bolo alimentar:


I. Concursos de professores 2017 e técnicos.
b) Todas as escolas e, sobretudo, as escolas com Contrato de Autonomia e TEIP devem ter a possibilidade de contratar professores, através de um processo célere, com critérios aprovados em Conselho Pedagógico e validados pelo Conselho Geral ou Dgae;

II. Descentralização de competências.
c) Independentemente de tudo, a colocação e a gestão de professores, o currículo e a avaliação externa devem estar nas competências do Ministério da Educação (ME);

A bem dizer, os diretores querem ser eles a contratar professores e querem que os professores sejam colocados pelo ME! Como? Pode repetir?


À primeira vista dir-se-ia que os rapazes da andaep não sabem bem o que querem, mas olhando bem vê-se que sabem muito: junto dos diretores dizem que devem ser eles a colocar os professores, junto do ministro, dizem que deve ser o ministério a colocar os professores.

Ficam bem em qualquer fotografia. Conseguem as palmas dos que são pela descentralização e, simultaneamente, dos defensores do estatismo e da colocação centralizada dos professores.


1 comentário:

  1. Na "mouche", Reitor (como sempre)!

    Descarreguei o documento e já o "apreciei". Amanhã vou "fazer-lhe um Z". Só amanhã, porque hoje tenho, na fila, um artigo prometido à minha gata.

    ResponderEliminar